Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A Secretaria tem duas áreas de atuação distintas, porém dependentes de ações paralelas: Agricultura e Meio Ambiente. Na área de Agricultura, predominam ações que visam parcerias, como a existente com a CATI – Coordenadoria de Atendimento Integral e com os produtores locais, através do Conselho Municipal de Agricultura. Esse trabalho em conjunto permite o fortalecimento dos agricultores, articulando a assistência técnica de engenharia agrônoma e o apoio logístico com a patrulha rural. A Secretaria atua ainda no Programa Município Agro, tendo obtido a 3ª colocação no ranking do Estado. Já na área do Meio Ambiente, predominam ações para assegurar o Selo Verde Azul, desenvolvimento de projetos em parceria com o FEHIDRO e outras providencias a fim da preservação da natureza, como a coleta de lixo seletiva e o Centro de Reciclagem. A Secretaria é responsável ainda pela gestão do Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú, compartilhada com a Fundação Florestal.

Telefone: (12) 3971 - 6110
E-mail: meioambiente@saobentodosapucai.sp.gov.br
Endereço: Paço Municipal Professor Miguel Reale – Av. Sebastião de Mello Mendes, 511, Jd. Santa Terezinha.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 08h às 17h.

Fábio Luiz dos Santos Silva – Secretário

Fábio Luiz dos Santos Silva, conhecido como "Binho", nasceu em São Bento do Sapucaí, no dia 22 de outubro de 1985. Há quase 10 anos reside na Zona Rural do município, Bairro Paiol Grande, sendo filho de Marcos Antônio da Silva, conhecido como Brigite e Maria José Santos, conhecida como Zezinha, ambos Professores. Cursou o nível universitário, até o segundo ano, nos cursos de Engenharia Ambiental e Agronomia. Autônomo, é casado com Aline Cristina Silva e pai do Arthur e do pequeno Theo Benício. Foi eleito vereador em 2012 com 207 votos e reeleito em 2016, com 681 votos, sendo essa a maior votação ao legislativo da história da cidade. Vereador atuante, que tem como função primordial representar os interesses da população perante o Poder Público, trabalhou para desempenhar um bom papel, procurando ajudar em todos as áreas. No sua segunda legislatura, foi eleito Presidente da Câmara, tendo todas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas, e com a ajuda dos demais Vereadores, realizaram a reforma do prédio da Casa de Leis. Conhecido por muitos por ser um Vereador ativo perante a sociedade, nestes 8 anos que exerceu a função, sempre teve uma postura firme, voz ativa e foi próximo a população, além de intermediar conquistas de várias emendas ao município. Em 2020, aceitou o convite de Ana Catarina e se elegeu Vice-Prefeito de São Bento do Sapucaí. Empossado em 2021, Binho assume ainda a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, colocando à disposição sua experiência politica e profissional, a fim de contribuir com o desenvolvimento do setor no município. Foi nomeado também como responsável pelo expediente da Diretoria de Esportes e Lazer.

Rafael Olímpio Silva – Diretor
Bruno Felipe Gonçalves – Subsecretário