Em 2020, durante a Pandemia de COVID-19, o Governo Federal lançou a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que disponibilizou recursos para o setor cultural de todas as cidades do Brasil, e com São Bento do Sapucaí não foi diferente. Foram feitos dois editais: um com recurso para manutenção de Espaços e Empresas Culturais e outro para projetos culturais dos artistas e grupos da cidade, em formato de live.
Ao todo, foram 25 projetos de artistas e grupos contemplados e 6 Espaços Culturais, sendo: Associação Arte no Quilombo, Arteben – Casa do Artesão, Grupo Manifesta/Teatro Garagem Fuscalhaço, JBL Eventos, Produtora Integrarte/Espaço de Leitura e Arte Eugênia Sereno e Museu do Carro de Boi.
Com a utilização do recurso, além da prestação de contas, os Espaços tinham que, por Lei, apresentar uma contrapartida ao município, prioritariamente à Rede de Educação. Por conta da Pandemia de COVID-19, as contrapartidas foram feitas de forma online, e o resultado vocês podem conferir pelo Canal da Cultura de São Bento no YouTube, por meio do Projeto: “São Bento Tem: Lei Cultural Aldir Blanc”.
Ao todo, são 18 vídeos em que é possível conhecer a cultura de São Bento do Sapucaí, com visitas guiadas pelos espaços, contações de histórias, apresentações musicais, bate-papos, teatro, gastronomia, oficinas e muito mais!
Venha conhecer o que São Bento do Sapucaí Tem, sua cultura, seus artistas, seus espaços e seus encantos!
Acesse o Canal da Cultura de São Bento aqui: https://www.youtube.com/channel/UCsDop4zPCggBKTfsupqVVdg