No dia 29 de novembro, quarta-feira, a Diretoria de Cultura e Eventos reuniu-se com os candidatos a conselheiros para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Bento do Sapucaí. Estiveram presentes, além desses nomes, outros ouvintes, chegando a cerca de 30 pessoas nesta reunião. Antes deste momento, houve a abertura de Edital de Chamamento Público e contato com diversos atores culturais de nosso município, para que a divulgação se tornasse ampla e todos os interessados em participar da constituição deste Conselho pudessem apresentar a documentação requerida – como rege o Sistema Municipal de Cultura – comprovando, entre outras coisas, sua ampla atuação ou formação na área em que se propunha a ser conselheiro. Caso houvesse mais candidatos do que cadeiras, seria feita no momento uma eleição para que os mais votados por segmento participassem.
Para a abertura da reunião, foram convidados duas pessoas ilustres: o Secretário de Cultura de Campos do Jordão, Benilson Toniolo, e o de Paraisópolis – MG, Júlio Dias. O primeiro trouxe um pouco de sua experiência a respeito da formação, da atuação e da relevância social de um Conselho de Cultura; o segundo explanou sobre Patrimônio Histórico, Patrimônio Imaterial e Patrimônio Natural, uma vez que nosso Conselho em São Bento também atuará na questão patrimonial.
Ao final da reunião, a Diretora de Cultura de São Bento do Sapucaí, Jane Soldtner, citou os candidatos às cadeiras por segmento: Artes visuais; Artesanato e alimentos típicos artesanais; Letras e literatura; Teatro e circo; Música, dança e culturas populares; Museu e patrimônio histórico-arquitetônico. Cada representante e seu respectivo suplente foi elencado e aclamado pelos presentes por unanimidade, estando constituído, a partir deste momento, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Bento do Sapucaí. Este é um grande avanço para a Cultura local, mesmo que ainda existam vários desafios pela frente.