O Governo do Estado de São Paulo apresentou na última quarta-feira (27/05) o Plano São Paulo, que detalha a retomada consciente das atividades econômicas em todo o Estado. A retomada será feita de forma faseada e regional, sendo divididas em 5 fases que tem como critérios para cálculo a capacidade do sistema de saúde (taxa de ocupação de leitos UTI COVID-19, leitos UTI COVID-19 / 100k de habitantes) e a evolução da epidemia (número de casos, número de internações, número de óbitos). Cada fase apresenta uma maior flexibilização, levando em consideração os critérios de cálculo e a priorização dos setores de acordo com a vulnerabilidade econômica e empregatícia.
Uma região só poderá passar a um maior relaxamento após 14 dias da mudança de fase, mantendo os indicadores de saúde estáveis por um período completo de incubação. Todavia, uma região pode ser reavaliada para fases mais restritas se não atender aos critérios (ex. uma região pode passar da Fase 3 para a 1 se tiver uma piora considerável em seus indicadores).
São Bento do Sapucaí faz parte da DRS XVII de Taubaté, se enquadrando assim na Fase 2 e permitindo a retomada as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios e comércios em geral a partir do dia 1° de junho.
Entretanto, a autorização para retomada dessas atividades fica condicionada ao cumprimento dos protocolos e regras estabelecidas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal.
Você pode conferir os decretos municipais que regulamentam o Plano São Paulo em São Bento do Sapucaí: