São Bento do Sapucaí é uma linda cidade, com muito verde e natureza. Nesta segunda-feira, 14/05, a fim de envolver a população e instituições no auxilio ao cuidado com os canteiros, trevos e praças municipais, a cidade ganhou a aprovação do Projeto de Lei aprovado “Programa Floresce São Bento”, embasado nos projetos de sucesso “Adote Uma Praça”, que são aplicados em várias cidades do Brasil e estão sendo casos de sucessos.
O programa visa viabilizar serviços de recuperação e estimular a cidadania, além de buscar a otimização de custos, a valorização de espaços urbanos e a conservação do meio ambiente. É um programa simples que permite a qualquer entidade civil assumir a responsabilidade de urbanizar e manter áreas verdes públicas do município.
Ao adotante cabe manter as áreas adotadas limpas e em perfeitas condições de uso para a comunidade. Permite-se a colocação de placa de divulgação da parceria. Esse tipo de ação além de valorizar a marca da empresa, contribui para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida. As parcerias auxiliam na concretização do senso de responsabilidade ambiental, a partir do compromisso com a manutenção do espaço.
Para participar a pessoa física ou jurídica deverá passar uma proposta formalizada do seu projeto para um Comitê de Avaliação composta por 06 representantes: Secretarias Municipais de Turismo e de Meio Ambiente, Câmara e profissionais da área, além da apreciação junto a Secretaria de Obras e COMTUR, onde será aceita a proposta e deliberada.
Aos interessados, basta enviar um e-mail para turismo@saobentodosapucai.sp.gov.br e obter as informações dos procedimentos necessários. A proposta deverá ser encaminhada por escrito, identificando a área de interesse (localização) e informando a razão social da entidade, o seu representante legal, endereço completo e meios de contato.
A adoção segue normas que está definida no Projeto de Lei Municipal aprovado (097/2018) e podem ser resumidas como segue:
1. Podem candidatar-se à adoção as pessoas físicas e jurídicas de qualquer natureza – empresas, associações de bairro, escolas;
2. Podem ser adotadas, as áreas verdes públicas do Município, como praças e parques;
3. A adoção poderá ser divulgada através de placas instaladas na área verde, de acordo com os padrões fornecidos pelo Projeto de Lei (097/2018);
4. Não é permitida a exploração comercial da área adotada nem o seu uso privativo. A adoção não pode prejudicar o uso público do logradouro.
5. A proposta deverá ser encaminhada por escrito, identificando a área de interesse (localização) e informando a razão social da entidade, o seu representante legal, endereço completo e meios de contato, além dos documentos previstos no Projeto de Lei (097/2018);
Mais informações: Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (12) 3971-2496 / turismo@saobentodosapucai.sp.gov.br ou Praça da Bandeira, 210 – Centro.
É pensar em um município cada vez melhor para os sambentistas e visitantes.