Na primeira semana de outubro, dia 05, São Bento do Sapucaí recebe uma oficina gratuita de Produção de Curta-Metragem com celular, uma parceria com o Festival Nacional Curta no Celular, que está na 4ª edição e o SESC. A atividade acontece das 9h30 às 18h na Casa da Cultura Miguel Reale com direito a exibição, aberta ao público, do filme produzido pelo alunos.
Juntamente com outras cinco cidades da região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí foi selecionada para ser a primeira cidade a receber gratuitamente a oficina, que é ministrada por Dimas Oliveira Junior, diretor de cinema, TV, documentarista e jornalista, com diversos trabalhos de sucesso como roteirista e diretor, entre eles "Elis Regina - 20 anos de saudade" (2002), "Raul Seixas - O Maluco Beleza" (2005), diversos trabalhos como dramaturgista na CNT - Gazeta, TV Band e Rede Mulher (Record), diretor do filme "Quero dizer-te adeus" veiculado no Canal Brasil/TV Globo e muitos outros trabalhos premiados.
A cidade já recebeu outra oficina semelhante: AnimaCel - Curta-Metragem no celular pela POIESIS e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo no mês de julho. Tamanho o sucesso da atividade anterior, que São Bento foi contemplada com esta outra ação, mas dessa vez, pelo Festival em parceria com o SESC.
Para participar da oficina, que tem vagas limitadas, basta ter mais de 12 anos e realizar a inscrição pelo site www.festivalcurtanocelular.com.br/oficinas e selecionar a Oficina #1 - São Bento do Sapucaí, que terá o tema "Olhando Para a História". O interessado selecionado tem que levar seu celular com bastante memória livre, para que seja possível realizar a atividade.
A iniciativa com a Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Cultura e Eventos, tem o apoio da Casa da Cultura Miguel Reale, Pousada Quinta dos Colibris, Pousada Chalés Estalagem e Restaurante Taipa.
A Casa da Cultura fica localizada na Rua Sargento José Lourenço, 105, Centro - São Bento do Sapucaí.